quinta-feira, 28 de abril de 2016

O valor do trabalho!



Esse assunto não é o mais polêmico, mas acredito que é importante falar disso pois existem muitas ideias erradas sobre isso. Principalmente por parte dos que seguem ideias marxistas. 

O valor do trabalho se dá pela lei da oferta e procura, da mesma maneira que um produto. Simples assim. O valor de um produto não se dá pela quantidade de trabalho empregada para que ele seja beneficiado ou adquirido, mas pela relação entre a quantidade de pessoas que o deseja e a quantidade desse produto ofertada. O trabalho é um produto que pode ser comprado ou vendido. Se você oferece um serviço que poucos fazem e muitos desejam, teu trabalho valerá muito. Se você oferece um serviço que muitos fazem, ou que poucos querem, seu trabalho valerá pouco. Não importa se você leva dias de muito trabalho para caçar um gambá, isso não agrega valor para a carne de gambá se ninguém deseja comprar. Não importa se carregar pedras o dia todo é muito difícil se existem muitas pessoas capazes e dispostas a fazerem o mesmo, seu trabalho valerá pouco. 

Muitos são capazes de trabalhar o dia todo em uma linha de produção fazendo o mesmo serviço repetitivo sempre. Poucos são capazes de administrar uma empresa de maneira eficiente, além de exigir muito mais do que 1 dia ou 2 de treinamento. Ser um administrador pode(de longe) parecer um serviço muito mais fácil do que carregar pedras ou trabalhar na linha de produção, mas existem muito mais pessoas capazes de carregar pedras ou fazer movimentos repetitivos o dia todo do que capazes de administrar. Um prova disso é que muitos filhos de empresários levam as empresas dos pais a falência depois de herdarem, pois não possuem os talentos do pai. 

Não adianta achar que todos devem ser igualmente remunerados, isso além de injusto, não funciona, gera descontentamento e um forte sentimento de injustiça. Por que alguém estudaria por anos se vai ganhar o mesmo que alguém que mal sabe ler? 

Um exemplo prático desse tipo de pensamento e seu triste resultado está na experiência de Dan Price, onde ele nivelou os salários de todos os funcionários.


Resumindo: Não é a dificuldade do teu trabalho que define o valor dele. 

Gostou do texto? Comenta e Compartilha e não deixe de curtir a página https://www.facebook.com/refutandofalaciasdaesquerda/
Não gostou? Coloque seus argumentos nos comentários. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário