quinta-feira, 28 de abril de 2016

Patrão malvadão!!!


Existe em países como o Brasil uma mentalidade que demoniza o empresário, pois eles somente visam o lucro. Isso é algo ruim?

É verdade, o empresário visa o lucro. Mas isso não é ruim. Isso resulta na criação de produtos novos, revoluções tecnológicas e crescimento econômico. São os empresários e seu crescimento que geram empregos e movimentam a economia. Se ninguém se dispuser a fazer isso teremos duas opções. Uma delas é a economia de subsistência, cada um planta o que come. A segunda opção é o governo assumir as empresas e sabemos bem como funciona o serviço público, alguém lembra como eram as telecomunicações na década de 90?

Outra ideia errada que vejo quando as pessoas pensam em alguém rico é sobre aquelas afirmações do tipo "1% da população possui 50% da riqueza". Quando alguém lê isso parece que os ricos são tipo o Tio Patinhas, com um cofre com toneladas de ouro parado enquanto milhões passam fome. Não é assim que funciona. Mesmo que alguém tem 1 bilhão de dólares, esse dinheiro estará em um banco, servindo para dar empréstimos para pequenos empresários, estará em investimentos de todo tipo movimentando a economia etc. Não é como se essa "riqueza" estivesse parada por pura maldade nos cofres de ricaços. Não existe problema ou crime em ser rico, essa riqueza é naturalmente utilizada e investida em diversos setores, o rico querendo ou não.

O rico ganha dinheiro sobre o trabalho alheio? Sim e não. O contrato de trabalho é uma troca, o rico fornece as condições para que o empregado possa exercer suas habilidades. Existe um pensamento medíocre de que o patrão fica parado o dia todo ganhando dinheiro sobre o trabalho do outro. Isso é uma burrice. O empresário que tem sucesso é o cara que chega primeiro e sai por último. Ele dá ao funcionário o seu ambiente de trabalho, recursos e clientes. O empregado não precisa se preocupar com quem vai comprar o produto produzido, ele faz seu trabalho durante aquelas horas, vai embora e recebe no final do mês. O patrão perde o sono quando as vendas estão baixas, o patrão não demite por diversão, o patrão prefere contratar, empresa que está contratando está crescendo.

Meritocracia não existe? Existe mas não é mágica. Veja bem, a grande maioria dos ricos de hoje, são filhos ou netos de miseráveis. Talvez você trabalhe a vida toda e não fique rico, mas pode dar oportunidades aos teus filhos. Outro detalhe é o valor do trabalho, que é uma ideia interpretada de maneira errada, comentarei em outro texto com mais detalhes.

Essas ideias erradas encontram terreno fértil na mente invejosa das pessoas. Todos querem ser ricos, mas poucos estão dispostos a pagar o preço. Se alguém nasceu rico, é normalmente fruto do trabalho de um pai/mãe ou avô/avó que se sacrificaram. Quer que sua família seja rica, talvez se sacrificar por seus filhos ou netos seja o caminho. Mágica não existe, não existe atalho(desonestidade ou loteria podem ser atalhos).

Gostou do texto? Comenta e Compartilha e não deixe de curtir a página https://www.facebook.com/refutandofalaciasdaesquerda/
Não gostou? Coloque seus argumentos nos comentários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário